A Tarefa de Jogo de Iowa (Iowa Gambling Task) é uma ferramenta de avaliação psicológica desenvolvida por Antoine Bechara, Antonio Damasio e Hannah Damasio em 1994. A tarefa é usada para avaliar o comportamento de tomada de decisões em situações de risco e incerteza. Ela tem sido utilizada em vários campos, incluindo psicologia, neurociência, economia, eciência política, entre outros.

A tarefa consiste em apresentar aos participantes quatro baralhos de cartas, cada um com um número variável de cartas boas e ruins. Cada vez que um participante escolhe um cartão de um dos baralhos, ele ou ela recebe um certo valor de dinheiro. No entanto, alguns baralhos contêm mais cartas de baixo valor, mas com um ganho financeiro mais seguro, enquanto outros contêm mais cartas de alto valor, mas com consequências mais arriscadas.

A Tarefa de Jogo de Iowa tem sido usada para avaliar a tolerância ao risco e a capacidade de tomada de decisões em situações de incerteza e risco em todo o mundo, incluindo em Portugal. O estudo de Juan A. Moriano, Sara Barrios, e Luis-Joaquin Garcia-Lopez, em 2012, examinou a relação entre a tolerância ao risco e respostas comportamentais dos participantes, na Tarefa de Jogo de Iowa em Portugal.

Os resultados do estudo mostraram que os participantes portugueses tiveram uma tolerância significativa ao risco e uma maior probabilidade de escolher baralhos de alto risco em comparação com outros estudos realizados em outros países. De acordo com os autores, esta descoberta pode ser devido a uma história cultural e social portuguesa que enfatiza a coragem e o heroísmo em situações perigosas e de risco.

Além disso, o uso da Tarefa de Jogo de Iowa também tem implicações significativas nos jogos de azar. Por exemplo, um estudo de Ana I. de Soer, Hugo F. Almeida, e João Marôco, em 2019, examinou a relação entre a Tarefa de Jogo de Iowa e o comportamento de jogadores problemáticos de máquinas caça-níqueis em Portugal.

Os resultados deste estudo indicaram que os jogadores problemáticos tiveram uma maior probabilidade de escolher baralhos de alto risco e baixo valor, sugerindo que esses jogadores têm dificuldade em avaliar a probabilidade de uma consequência e tendem a escolher opções baseadas na emoção.

Em resumo, a Tarefa de Jogo de Iowa tem tido um impacto significativo nas decisões em Portugal. Os resultados mostram que a cultura e história da sociedade portuguesa podem desempenhar um papel importante na tomada de decisões em situações de risco e que o uso da tarefa tem implicações importantes nos jogos de azar. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente a relação complexa entre comportamento, tomada de decisões, tolerância ao risco e a influência cultural em Portugal.